Previsão Quik Pro France

Forecasters: Pedro Guimarães, Caio Stringari

Um consistente swell com períodos de 16 segundos encosta na costa Sudoeste da França nesta terça-feira, dia 04 de Outubro, dando início a janela de espera da ante-penúltima etapa do WSL Quiksilver Pro France em Hossegor.  

Hossegor possui provavelmente a melhor bancadas de areia do circuito mundial. Localmente  conhecida como o Pipeline Francês pelo seu potencial em gerar tubos alucinantes, essa onda quebra para os dois lados favorecendotanto tanto os goofyfooters quanto os regulares. A bancada suporta ondas de meio metro e, em condições extremas, com ondas de mais de 3 metros, pode ser surfada de towin. Mas claro, por se tratar de uma bancada de areia, as condições ideais de surf vão depender muito de como está a bancada no dia, hora da maré, vento e direção das ondas.

O primeiro dia de competição converge com um swell muito consistente. O vento fraco previsto para o período da manhã deve proporcionar condições Muito boas de surf de surf. Mas como é o primeiro dia do swell a bancada pode demorar um pouco para se adaptar e as ondas tendem a fechar um pouco mais. No período da tarde um vento maral de moderado a forte deve atrapalhar um pouco, mas como a maré enchente (melhor condição de maré para Hossegor) ocorre no período da tarde ainda podemos ter altas ondas rolando durante todo o dia.

Na Quarta-feira, 05 de Outubro, o swell perde intensidade se comparado com o dia anterior, mas o dia ensolarado, com vento fraco e ondas de Nordeste com 1.3m e 13s deve proporcionar condições muito boas de surf, provavelmente muito melhores que as do dia anterior. Entre as 14h e 17h (9 e 12 am no Brasil) o mar deve apresentar as melhores condições de surf do dia, com tubos mais abertos e seções rápidas para realização de aéreos, potencialmente o melhor dia de competição. 

Na Quinta-feira, as condições de surf são muito promissoras, o swell tende a diminuir levemente, mas ainda assim deve proporcionar ondas perfeitas, rápidas e abrindo para os dois lados.  Para o resto da semana as condições se mantêm estáveis, com boas ondas. O swell tende a diminuir lentamente, mas o mar não deve baixar de 1.3 m e 13s de período, o vento fraco deve manter as condições ideais para dar continuidade na competição.